O perfume de Petúnia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O perfume de Petúnia

Mensagem por sandyleahlove em Dom Mar 27, 2016 12:25 am

O Perfume de Petúnia




Rio de janeiro Corte século XIX.
Petúnia perdeu a mãe quando ainda era muito pequena (Gisela morreu de pneumonia) e viu seu pai Afonso se entregar a bebida e morrer pouco tempo depois que contraiu cirrose. Petúnia permaneceu dois anos sob os cuidados da irmã de seu pai, Úrsula, até ser mandada para um internato em Londres.
Hoje, anos depois, a moça regressa a seu país, para reencontrar a família, e seus antigos fantasmas.
Petúnia chega ao porto de santos, onde um criado a espera. Ela então recebe a noticia de que Tia Úrsula está refugiada em sua chácara na região serrana do Rio, e que deve pegar um trem até o local.
...
Na locomotiva moça acaba esbarrando em Enrico, um jovem estudante de medicina que regressa de Coimbra a fim de rever a família. Um ódio à primeira vista nasce ali. O Rapaz atormenta a moça e vice-versa a viagem inteira.
No fim da jornada algo havia nascido ali.
...
Petúnia chega à chácara da tia e tem uma surpresa: “Quem esse jovem que conversa fervorosamente com titia?”, e qual não foi sua surpresa quando percebe que era Enrico! Os dois se cumprimentam como se não se conhecessem: “Vejo que mau chegou e já salda a vizinhança com a vossa presença...”, mas logo se surpreende com a revelação de Úrsula: “Não tivemos tempo de te avisar minha querida... Recentemente descobrimos que seu pai teve um relacionamento fora do casamento, e..., Enrico foi fruto desse adultério... Conheça seu irmão!”. A moça fica abalada, mas tenta esconder o nervosismo. Úrsula continua: “A mãe dele, a senhora Ágata, jamais quis incomodar, Enrico descobriu esse fato e nos procurou por conta própria”! Enrico se mostra afetuoso: “O Barão Henrique Martins, que me criou como filho, me deu todo amor e nunca me deixou faltar nada, e não querendo me gabar, me deixou uma gorda herança”.
Petúnia então descobre que terá que lutar contra esse sentimento, entre amor e ódio, que nasceu em seu coração. Terá que conviver com Enrico, na mesma casa, e afastar-se dele, tentar criar uma relação de “irmãos”.
...
Lucia é a mais nova governanta da família Matarazzo (a família de Petúnia). Ambiciosa a jovem de apenas dezessete anos fará de tudo para subir na vida. A moça se encanta pelo jovem e sedutor patrão, Enrico, e decide apostar todas as suas fichas nele. Lucia faz de tudo: De se enfiar na cama de Enrico há fingir doença e desmaios para sensibilizá-lo, mas sem sucesso. E então muda de tática: decide ouvir por traz da porta para tentar conseguir ouvir algo interessante, e desta vez tem sucesso: Ouve numa conversa entre Úrsula e uma criada um grande segredo, Leon e Leandra, Sobrinhos gêmeos órfãos de sua irmã Lilia, que morram no interior e estão prestes a voltar para corte, são na verdade filhos dela! Lucia começa a chantagear a patroa, e consegue ser tratada na casa como parte da família. Lindos vestidos, joias, agrados... Tudo que uma garota poderia querer!
...
Úrsula teve um caso com um (hoje falecido) banqueiro da cidade. Escondeu a gravidez até quando pode, e teve seus filhos num convento. Sua irmã mais velha Lilia, era casada, mas não podia ter filhos, então ficou com as crianças.
Hoje eles são dois lindos jovens. Leandra é loura e tem pele alva. Com apenas quinze anos já é disputada por vários pretendentes. Leon, também louro e alvo, é um mocinho tímido, de gestos e jeito delicados e contidos.
Os dois chegaram à chácara num dia ensolarado, em que Petúnia desenhava a tia numa enorme tela no jardim. Úrsula se controlou para não chorar! Naquele dia Lucia arrancou mais moedas do que o normal.
Pedro Henrique, irmão de Lucia, que agora veio morar com ela na chácara como agregado, ficou impressionado com a jovenzinha de cabelos louros que reluziam no jardim. Com um passar do tempo, Pedro descobriu uma forma de chegar até Leandra: convidava Leon para recorrentes caças ao tesouro e banhos de rios nas redondezas. Com o tempo Leon criou certa afeição pelo amigo moreno de braços fortes.
...
Enrico adorava atormentar Petúnia em suas aulas de pintura que dava a jovem Leandra. Certa vez obrigou-a usa-lo como modelo de pintura. “Como parar de pecar com o pecado vivinho, seduzindo, te convidando a pecar, bem na sua frente...”. Outras vezes Enrico ditava lugares e para moça desenhar: uma padaria, uma rua, uma igreja... Mas ele tinha certa obcessão por uma fazenda que a obrigava a desenhar uma vez ou outra... Uma fazendinha, com largas janelas e uma bandeirola no telhado...

Enrico certa vez decidiu de prontidão trazer cavalos para chácara, que nem estábulo possuía! Mandou construir e comprou dois puro-sangue e uma doce égua. Audaciosa Petúnia decide apreender a montar. A principio Enrico nega o desejo, mas a ensina a cavalgar. Leon obriga Pedro a fazer o mesmo.
...
Agora são longas tardes que os quatro passam em cima de um cavalo pelos arredores da propriedade. Leandra nem tem inveja, acha cavalo um animal sujo. Quem diria Pedro se esqueceria de Leandra e firmaria uma relação de amizade com Leon.
Altiva Leandra tratava mal os empregados e escravos, não gostava de negro. Mas agora com as cavalgadas dos outros jovens da família a menina fica agora sozinha no jardim. De longe, o pobre jardineiro Antônio, cuida das rosas, e aprecia a beleza da jovem, que no começo o despreza, mas com o tempo nasce ali uma amizade.
...
Certa manhã Leon e Pedro decidem voltar aos banhos de rio, enquanto Petúnia e Enrico cavalgam até um descampado. Com o vento nos cabelos Petúnia se afasta e Enrico segue em seu encalço.
Depois de longo caminho, a dupla decide descansar sobre a copa de um vigoroso carvalho. Enrico passa a mão sobre a tez suada da moça, e num impulso a traz para si e a beija.
Ela assustada e com o coração batendo forte, sobe em sua égua e foge. Ele paralisado só consegue ir atrás dela um pouco depois.
...
Enquanto isso na lagoa, Leon fica preso ente galhos e engole muita água. Pedro o salva o tirando de dentro d’água. Pedro então encosta os lábios na boca do garoto, sugando o liquido. Leon revive, cospe fora água. Pedro emocionado toma o amigo nos braços num beijo apaixonado.
Lucia que decide procurar o irmão no local se surpreende com o “espetáculo”. Mas caba não contando nada a ninguém.
...
Petúnia passa dias trancada em seu quarto, fingindo uma gripe e indisposição, não quer se encontrar com Enrico, depois do que aconteceu.
Nesse meio tempo, chegam à chácara, a mãe de Enrico, Ágata, e um colega do mesmo, Juliano, que vem passar alguns dias com o amigo.
Juliano se encanta por Petúnia, que agora nem cavalga nem desenha, e passa os dias sendo cortejada pelo mesmo.
Petúnia vê em Juliano uma forma de cessar e apagar o sentimento que tem pelo meio-irmão.
...
Lucia, mesmo tendo privilégios na chácara, nunca abandonou o costume de ouvir atrás das portas. E nessas “ouvidas” acaba ouvindo uma conversa de Ágata e Enrico: “Já fomos longe demais mamãe! Não dá mais!” dizia Enrico. “Não teríamos que fazer tudo isso se você não tivesse torrado toda nossa fortuna!”. “Mas mãe, agente já tem a minha parte na herança, vamos embora!”. Lucia descobre que Enrico não é filho do falecido Afonso, que é tudo um golpe, e obriga Enrico a pedi-la em casamento.
...
Machucada Petúnia pede Juliano em casamento: “O senhor vai ter a honra de fazer o pedido? Ou eu vou ter que comunicar a titia que já estamos noivo?!”. Agora Enrico passa o dia ao lado de Lucia enquanto Petúnia cavalga sozinha pelos campos.
Num desses passeios, Petúnia segue para longe e se depara com uma fazendinha linda: “Mas é igual às descrições de Enrico...”. Ela então decide então chegar mais perto, e se depara com Enrico entregando uma quantia a um homem: “tome e me deixe em paz!”. “Mas meu filho! Eu sou seu pai!”. Petúnia fica perplexa e sai em disparada em sua égua. Um acidente acontece com a moça, ela cai do animal!

SERÁ QUE PETÚNIA SE SALVARÁ? DESMASCARARÁ ENRICO? LEON VIVERÁ UMA RELAÇÃO COM PEDRO? LEANDRA TERÁ UMA RELAÇÃO COM UM NEGRO?
avatar
sandyleahlove

Mensagens : 37
Data de inscrição : 17/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum