Sinopse minha Cult ilusão verdadeira AGORA COMPLETA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sinopse minha Cult ilusão verdadeira AGORA COMPLETA

Mensagem por sandyleahlove em Qui Jun 23, 2016 6:51 pm

Ilusão Verdadeira
Rio de Janeiro, primeira década do século XX
Arthur (Marco Pigossi) herdou de seu falecido pai uma fortuna, construída durante anos e anos da produção de café. Com a abolição da escravatura o jovem idealista vendeu todas as fazendas e imóveis ligadas à atividade e passou a viver longe da vida rural, se mudando para o Rio.
...
Arthur então conhece a família do banqueiro Souza Sampaio, constituída pelo mesmo (Leopoldo Pacheco), pela a senhora Angélica (Ana beatriz Nogueira), e pelas filhas Antônia (Myriam Freeland) a mais velha, e Eleonora (Marjorie Estiano). Arthur se encanta por Eleonora, que o trata com indiferença. Ao contrário de Antônia que fica impressionada com o porte do rapaz.
...
Arthur passou a visitar a casas dos Souza Sampaio diariamente. Em menos de um ano ele e Eleonora já haviam se tornado noivos.
Minha irmã pode me esclarecer um detalhe nessa ópera que reges com tanta calma e notoriedade, não acontece nada dentro de você... Como posso me expressar melhor... Nada muda quando ele sorri pra ti? Algo não te consome quando ele chega, mas perto? Quando os olhares dos dois se cruzam na mesma direção?
Mas que pergunta mais...  Deixe de pilhéria. Você já devia ter notado que não me caso com ele porque o amo ou porque tremo quando ele beija minha mão. Aceitei casar-se com ele porque acho que o Senhor Arthur tem condições de ser um bom marido, um bom pai...
Num piscar de olhos o casamento aconteceu, Eleonora engravidou...
Mas minha irmã? Sempre ouvi dizer que a maternidade transforma a vida da mulher, a faz sentir-se menos importante perto da vida que vem brevemente ao mundo? Acarreta mudanças não só no corpo, mas na alma...
Mudanças? Na alma?  Sinto-me cada vez mais pesada, mas evito me comparar a algum mamífero da fauna internacional. Na verdade me sinto num eterno transatlântico de tão enjoada! Pena que o porto final não seja Paris... E sim choros e martírios!
Eleonora teve o filho em meio a milhões de paparicos do marido,  que absorto na paixão não enxergava a mulher como ela realmente é; nem má nem boa, nem tão humana quanto deveria ser.
...
Envolvida pela atmosfera de felicidade (ainda que superficial) da irmã, Antônia acabou aceitando a proposta de Eduardo (Alexandre Nero, sim Nero), um bonachão que acabou com a fortuna da família e precisava urgentemente de uma mulher rica para sustentar as aparências.
Antes a felicidade conjugal a uma paixão desenfreada que acabe com o nome da família!
...
Cinco Anos depois.
Eleonora conhece Leandro (Rafael Cardoso) o jardineiro do sobrado que em que ela vivia com a família. Toda a pose e principio fúteis vão por água a baixo. Num relação não de fogo e paixão, nem de aparências e principio fúteis, mas de o mais puro amor.
Mas o que era para ser conto de fadas se transformou num pesadelo:
Arthur descobriu tudo numa deliciosa manhã de primavera.  O jardineiro foi mandado embora. E num acesso de loucura trancou a mulher no porão do sobrado e saiu vagando pela cidade.
...
Arthur se transformou se tornou duro por dentro e por fora. A primeira coisa que conseguiu fazer quando se acalmou foi colocar um proclame na gazeta revelando estar à procura de uma babá para seu filho.
...
Luciana é uma jovem garota que veio para o Rio a procura de um trabalho logo após a morte da mãe (uma doméstica que cuidou durante anos da casa de inverno de uma poderosa família). Mora numa modesta pensão. Certo dia ao folhear os jornais vê o proclame de Arthur e decide ir até o sombrio sobrado.
...
Arthur se impressiona com a extrema semelhança entre Luciana e a mulher que aprisionou há dois dias. E Algo macabro passa pela cabeça do marido traído.
As aparências não eram o que realmente importava para ela? Nunca poderei ser o mesmo, já morri por completo... Mas pelo menos posso iludir os outros e a mim mesmo.
Luciana foi admitida e passou a morar no sobrado para cuidar do bebê.
Você não deve jamais me questionar, e nunca, em hipótese alguma falar do que se passa nesta casa!
...
Luciana tinha que cuidar do pequeno Daniel enquanto Arthur vivia mergulhado na maior e imensa solidão protegido pelas sombras. Até que a jovem começou a estranhar certas ordens:
Todo dia a certa hora da tarde a moça se vestia com um lindo vestido roxo e saia com patrão e o menino Daniel para brincarem no majestoso jardim que já começava a se deteriorar.
E tudo se repete num circulo vicioso... De forma gélida e calada... Como se ele estivesse distante, mais ao mesmo tempo tão perto. Quase um cadáver ou um rascunho do qual ele fora um dia...
Luciana já estava ficando muito desconfiada, com o pé atrás, mas continuava calada.
O patrão a proibira de limpar a casa, até mesmo de andar sem a sua permissão pela residência. Às vezes os três ficavam parados diante da janela, ou na varanda, parados apenas sorrindo, num sorriso gelado e vazio.
...
Um mês se passara.
Luciana estava ao mesmo tempo fascinada, como amedrontada.  Quero descobrir e entender os mistérios daquele homem.
...
Antônia não aguenta mais as farras e vadiagens de Eduardo. Por isso nem notou o desaparecimento repentino da irmã dentre a sociedade. Ao contrário da mãe que estava muito preocupada.
Ai mãe, você devia saber que ela não é nem um pouco sensível! De certo está por ai, absorta no que ela chama de felicidade!
Antônia se tornou amarga e frustrada.  
...
Aos poucos Luciana tenta tirar o véu que cobre o verdadeiro homem que Arthur realmente é. Eles acabam se envolvendo, uma coisa especial acontece. Dali nascera um amor.
...

No dia seguinte Arthur havia se tornado um novo homem, tanto que saiu para ir ao barbeiro.
Estou tão feliz que poderiam me matar agora, viva eu estou viva!
Sozinha Luciana começou uma limpeza geral no sobrado.
Luz, eu preciso de luz. A escuridão desse sobrado já se foi! A vida recomeçou de onde parou.
Luciana ouve certos barulhos.  E decide descer para ouvir melhor.
A porta está fechada! O que será que está fazendo tanto barulho? Onde ele deixaria a chave?
Será que Luciana descobrirá o que está escondido dentro do porão do sobrado?
Aguarde o restante da sinopse!

Parte 2.
Luciana tentou forçar a fechadura mais não conseguiu. Acabou desistindo.
Enquanto Arthur propunha uma vida nova, ela permanecia imersa nas dúvidas sobre o passado do homem que conhecera em circunstâncias totalmente estranhas; Mas que já fazia parte dos poucos momentos de pura e verdadeira felicidade;
Como me entregar completamente para alguém que não conheço inteiramente? Como abdicar do convívio com a verdade para viver numa utopia própria e particular? Não posso viver um amor estando numa redoma de cristal! Quem você?
Não nego que me sinto amedrontado com a possibilidade de conhecer o que eu já fui um dia... Basta conhecer o novo Eu. O Homem que moldasse a usando a sensibilidade de uma artista incrível!
...
Antônia se tornou uma mulher realmente ríspida e frustrada no casamento. Com Eduardo bêbado durante todo o dia, ela acaba se envolvendo com Carlito (Arthur Aguiar) um rapaz muito mais jovem que ela, que veio do interior a procura da irmã.
O nome dela é Luciana, a nossa mãe está muito mau! Contraiu tuberculose, e eu acho que ela não dura muito. Ai como me disseram que ela arrumou um emprego numa mansão achei que era aqui...
O ingênuo rapaz e cai nas graças da solitária senhora e acaba se esquecendo da irmã.
...

Luciana arruma as malas e diz que vai embora.
Ou você se entrega inteiro para mim, como faço desde a primeira vez que te vi. Ou me perderá inteira para sempre!
Mas você não tem medo do que possa encontrar no escuro da minha alma? Por trás do homem que fizesses com a única razão de amar?
Medo? Te amo do jeito que es! Mesmo que não seja como eu desejo. Como idealizo.
...
Antônia acaba descobrindo entre as roupas de Carlito uma foto de Luciana.
Eleonora? Será? Você tem um caso também com a minha irmã seu desgraçado!
Mas essa é a MINHA irmã! Você teve estar meio bêbada meu amor!
Antônia fica pasma. E decide promover um reencontro entre os irmãos.
...

Arthur passou dias trancado em seu quarto, imerso em seus pensamentos. Até que resolve ter uma conversa com Luciana.
Vou fazer o que tanto pedes. Mesmo que corra o risco de te perder!
Eu nunca te tive inteiro Arthur. Por mais que doa preciso conhecer cada entrecho da tua vida, por mais nefasto que pareça. Ai sim poderei desfrutar do delírio que mergulhei desde a primeira vez que te vi. Eu vi muito mais que um homem sombrio imerso em seus pensamentos, em suas dores. Vi um jovem procurando um abrigo para fugir dos males do mundo. E como uma mãe que perdeu um filho, decidi acolher em meu seio a primeira pessoa que precisasse de ajuda.
Arthur leva Luciana à frente da porta que tanto causou curiosidade na amada, com as chaves em punho.
Ai está o que eu sempre tentei esconder de ti e de mim mesmo.
Luciana desce as escadas, trêmula, enquanto Arthur chora de bruços sobre o chão.
Seguiu no escuro até dar de cara com um vulto, riscou um fósforo que guardava nos bolsos do vestido, esfregou os olhos. Eleonora e Luciana frente a frente. Meio debilitada Eleonora desmaia. Luciana chama por Arthur eles a levam para o quarto onde se amavam, e ela passa a cuidar da  sósia.
...

Angélica mãe de Eleonora recebe uma carta e fica assustada.
Sampaio! Sampaio! Aquela mulher está à beira da morte... Quer ver nossa filha.
Não! Isso não fazia parte do combinado. Eleonora é NOSSA filha. Não importa a forma como  chegou até nós.
Em um flash back é revelado que a mãe (uma empregada) de Luciana e de Eleonora vendeu uma das filhas e com o dinheiro fugiu para a província.
Sabes que até hoje sinto remorso por causa disso... Mas pensava que nunca teria um filho gerado no meu ventre que era seca por dentro. Com o nascimento de Antonia minha consciência doía a cada dia mais...
Antônia escutou de relance a conversa dos pais e entende toda a história traumas que norteiam a vida da família. Num acesso de loucura a moça quebra todo o quarto da chácara que vive com o marido e os pais. O que acaba norteando sua internação no asilo Santo Antonio.
Carlito fica preocupado se infiltra na instituição se fazendo passar de enfermeiro.
...
Completamente curada e consciente Eleonora conta a sua versão da história pra Luciana. A moça havia percebido o envolvimento de sua “salvadora” com seu “carrasco”. As duas fogem para a casa da família dela e um novo choque geral acontece.
Será possível mãe, duas pessoas idênticas, não serem unidas por laços de sangue?
Angélica inventa uma história de que havia gerado gêmeas e que uma foi dada como morta. As gêmeas acreditam. Luciana é acolhida no seio da família Souza Sampaio. Eleonora denuncia o marido que vai preso, sofrendo risco de pena morte de causa natural.
...
Eduardo visita a mulher no sanatório, essa estabilizada conta toda a verdade sobre a família. Eduardo então conta tudo para a sogra tentando chantagea-la.  Num embate entre os dois Eduardo cai e bate a cabeça falecendo.
...
Luciana quando descobre sobre o risco que Arthur corre implora para a irmã interceder em julgamento pelo marido. A mesma diz que só o livra se a jovem prometer ficar longe dele.
...
Antônia novamente se desestabiliza com a morte do marido, tendo que continuar internada. O laudo alegou que Eduardo tropeçou e caiu batendo a cabeça.
O julgamento acontece. Eleonora em seu depoimento livra o marido da culpa.
Foi só um desentendimento de casal. Eu mesma me tranquei lá dentro. Foi tudo um mal entendido de minha querida irmã.
Arthur fica surpreso com desprezo de Luciana. Eleonora decide reatar o casamento com Arthur, mas fica balançada ao reencontrar Leandro, que lhe propõe fuga.
...
Antônia sai do Santo Antônio acompanhada de seu “Enfermeiro”. Decidida acabar com a farsa dos pais.
Arthur não aguenta e tenta a todo custo reconquistar Luciana, que por pressão revela o que afasta os dois. Ele num estado de fúria quase esgana Eleonora, indo preso novamente.
E agora o que o destino reserva?
sandyleahlove

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: