Minha primeira matéria do TV pra VC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minha primeira matéria do TV pra VC

Mensagem por Victor H. em Ter Fev 02, 2016 3:40 pm

Rede Globo Apresenta: O Microondas da Teledramaturgia
A Globo já nos presenteou com excelentes novelas. De novelões nonsenses maravilhosos como Fina Estampa a tramas sérias como Verdades Secretas. Mas ao que parece, talvez essa sensação de satisfação a que nos habituamos, pode acabar daqui pra frente. Graças ao flop de muitas novelas da antiga gestão de Manoel Martins, Silvio de Abreu (Atual líder do Fórum de Dramaturgia da Globo) resolveu salvar o horário nobre de uma maneira um tanto quanto contraditória: voltando ao passado. E a gente percebe isso através das próximas novelas que vieram (como EMB) e que virão (como Haja Flopação, Velho Chico e Liberdade²). E vendo isso, resolvi apresentar a minha opinião sobre essas novelas que ficaram por meses na grade global (e torraram a minha paciência).
Começamos por Etâ Mundo Bom (ou mais conhecida como Eta Didatismo Bom ou Eta Texto Ruim). Essa novela nada mais é que um remake de todas as novelas do Walcyr no horário das 6. Tem Cristina (SIM!), tem gente sendo jogada no chiqueiro (SIM!), tem personagens com sotaque caipira forçado (SIM!), tem história boa e original (Bem... hum... é... deixa pra lá minha gente, é REICYR Carrasco UHUUUUUUUUUU!!). O que mais me frustra nessa situação é o fato de Walcyr Carrasco ter regredido (TANTO!) de uma novela pra outra. Ele foi as nuvens com Verdades Secretas mas voltou ao comodismo térreo com Eta Mundo Bom. Sem contar que ela tem sido estragada pela falta de atores competentes (Bjs Guizé) e pela péssima direção do Jorge Fernando. Enfim, pelo menos a novela tem conseguido boa audiência, mas eu vejo que audiência não importa quando se trata de público médio (O mesmo que tem coragem de ignorar novelas como Além do Horizonte, Meu Pedacinho de Chão, Sete Vidas e etc...). Não duvido nada que dentro de 4 anos, essa novela será reprisada no Vale a Pena, querem apostar?

Depois, vamos de Haja Coração, a futura novela das 7. O que esperar dessa novela que mal começou e eu já odeio pakas? Provavelmente, alguém esqueceu a dona criatividade nos corredores do Projac e resolveu tirar do mofo (e da bunda!) esse remake de SassariFlopando. Alguém dentro da emissora, deve ter tido a brilhante ideia de pegar uma novela flopada dos anos 80 (FLOPADA SIM, porque essa novela só é lembrada pela Tancinha, a história principal nem é lembrada) e acha que o público irá se agradar. Não duvido nada que este remake passe pelo mesmos problemas de Guerra dos Sexos. Piadas oitentistas sem graça, personagens caricatos e uma direção aquém da qualidade (ou melhor, sem qualidade alguma). Além de ser de autoria de Daniel Ortiz (o mesmo autor de Altos Cochilos e filhinho do papai do Silvio de Abreu), ele nem se esforça em ser mais ORIGINAL. Se a primeira novela dele era kibada de um argumento de Andrea Maltarolli, a segunda nada mais é que uma adaptação da novela do PAI (não, não estamos falando do Pai da Facçaum de ARDJ). Além do texto ruim de suas novelas, acredito que esse remake disfarçado de novela nova só terá como atrativo a Mari Ximenes no papel de Tancinha (ou talvez nem isso). Se eu fosse a Globo, jogava essa novela no lixo o quanto antes. (PRFVR, faça isso, nunca te pedi nada!)

Ai, vamos para Velho Chico. Essa novela que terá como missão, salvar o horário das 9. Bem, as minhas primeiras impressões sobre ela até agora, É QUE ESSA NOVELA FOI FEITA PRA GENTE DORMIR! Como a Globo acha que vai salvar o horário enfiando trama requentada dos anos 90? Pode até ser que agrade a maioria (os cricriticos e as senhorinhas), mas a mim não agrada nem um POUCO. Vão enfiar Fagundão, Pitangão, Lombardi, e uma penca de atores no meio do mato enquando a Dona Zefa colhe feijão (NOSSA, QUE EMOCIONANTE, VAI MARCAR ÉPOCA!) SQÑ! A Globo precisa entender que não é enfiando novelas veia que ela vai voltar a ser a campeã de audiência. Suas tramas floparam de uma certa forma, por causa dá má qualidade das suas respectivas HISTÓRIAS! E graças a isso, estamos precisando de novelas com TRAMAS LEGAIS, EMOCIONANTES, mesmo que essas tramas sejam as mais nonsenses o possível (Bjs Salve Jorge!) ou se passem numa favela (ou no inferno, na casa da mãe Joana se preferirem). Não consigo achar graça em uma novela criada apenas pra agradar a 'família tradicional brasileira' porque é isso que eu vejo de Velho Chico. Uma novela criada para agradar o público médio (Sdds Amor à Vida).
E por último, temos Liberdade Liberdade (mais conhecida como a novela da marchinha de carnaval). Não sei vocês, mas eu sinto que essa novela é apenas uma minissérie de época disfarçada, que nem a Globo fazia a uns 10 anos atrás. Não duvido nada disso, já que confirmaram que a trama terá apenas 20 CAPÍTULOS. Guardem essa informação! O que eu vejo dessa tal de Liberdade, é que será uma novela flopada, sem graça, daquelas que dão um sono (Ahhhh), só isso. Me desculpem se a gente que discorda da minha opinião. E porquê flopada (vocês devem estar de perguntando)? Simples, porque ninguém que assiste as novelas desse horário é da família tradicional brasileira. Ou melhor, não é hipócrita! Ninguém que acompanha as novelas desse horário se importa se uma novela é exibida nos dias atuais, se tem sexo, se tem violência! As pessoas que assistem as novelas das 23, apenas querem tramas com boas histórias e até de certa forma, com temas bem sexuais. Não se importam com tema porque eles sabem que sempre terá novelas de época na Globo. Mas o que vale é que esses tipos de folhetim sejam boas e não requentadas! Aposto que essa novela irá vir com linguagem rebuscada e dramas históricoszzzzzzzzzzz. Eu não tenho paciência pra acompanhar uma aula de história as 11 da noite. Me perdoem!

Enfim, todas essas novelas que eu citei (EMB, Haja Flopação, Velho Tuiuiú e Liberdade²), apenas servem para agradar o telespectador médio. São novelas sem boas histórias, ou melhor, novelas com histórias genéricas e sem atrativo algum. Silvio disse uma vez que Meu Pedacinho de Chão foi apenas uma "experiência" e isso me deixa muito triste. Porque a teledramaturgia sempre pede renovações, inovações, e o que este autor quer é apenas transformar a dramaturgia global em um lugar de Vale a Pena Ver De Novo, aonde o lema agora é: Não a inovação! Sim ao remake!
E com isso eu termino este texto: Até quando a Globo vai achar que nós somos trouxas? Que a gente vai ficar engolindo repetição do passado, usando o argumento de "falta" de boas novelas? A família tradicional não vai durar pra sempre. E ela precisa entender que se ela quer que o gênero continue vivo e faça sucesso, que pelo menos, nos traga boas novelas, com boas histórias, bons atores e boa direção (não é pedir demais). Eu acredito que se eles não se tocarem disso, ainda teremos que conviver com muitos fracassos pela frente.
avatar
Victor H.

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum